abastecer com etanol pode ser vantajoso

Quando vai abastecer seu carro flex, a maioria dos motoristas pensa no valor dos combustíveis para saber qual é o mais vantajoso. Muitas pessoas utilizam a fórmula divulgada aonde divide-se o preço do Etanol (Álcool) pela gasolina e se o resultado for menor que 0,70 significa que o preço do Etanol é inferior a 70% do preço da gasolina e vale a pena optar pelo Etanol.

A Ecofrotas fez um estudo que diverge do padrão divulgado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o Inmetro. A Ecofrotas gerencia 410 mil veículos e verificou que o Etanol tem um rendimento médio de 79,52%, ou seja, que a proporção do preço do Etanol pode ser de até 80% do preço da gasolina.

A diferença é que o Inmetro faz testa de laboratório e a Ecofrotas, testa na prática, o que, segundo esta Empresa, traz um resultado mais próximo da realidade.

Com base nestes dados, em termos econômicos e até ecológicos, o uso do Etanol é o mais indicado quando o preço do mesmo for de até 80% do preço da gasolina, ou 0,80 na divisão do preço do Etanol pelo da gasolina.

Assim, em Porto Alegre, por exemplo, temos o preço médio da gasolina em R$ 2,89 e do Etanol em R$ 2,30, o que, dividindo o segundo pelo primeiro chega-se a 0,79, ou seja, nesta proporção, é válido utilizar Etanol sob qualquer aspecto, o que beneficiaria ainda mais a qualidade de nosso ar.