Contratação de seguro veicular

Com o aumento sucessivo do número de veículos nas ruas de todo o País, cresce o sentimento de proprietários de carros novos e usados de assegurar o seu bem, considerando que, com as altas taxas de impostos que incidem sobre os automóveis, torna-se um bem oneroso tanto para a aquisição, como a manutenção, combustível e impostos, constituindo um importante patrimônio para a maioria dos proprietários.Mas, contratar uma apólice de seguros deve contar com a ajuda de um corretor de seguros, posto que, o mesmo vai analisar a necessidade daquele segurado em especial.

Devemos lembrar que cada pessoa tem uma situação específica e, muitos possuem o veículo para se deslocar diariamente para o trabalho e/ou estudos, outros usam somente para lazer, outros ainda para uso profissional e, contratar um seguro sem observar estas características de uso, pode se tornar um prejuízo caso necessite da cobertura contratada, pois basta uma declaração no cadastro do segurado que não corresponda à realidade, para onerá-lo menos na contratação mas, poder ter a cobertura negada, por exemplo, no caso de afirmar e assumir o risco de informar que somente o próprio contratante é o motorista e ninguém mais vai fazer uso do veículo ou, ainda, pensar que a cobertura do seguro serve para qualquer situação e verificando uma via alagada, arriscar atravessá-la, mesmo com a advertência de placas ou agentes de trânsito, ou ainda, utilizar um veículo declarado para lazer mas, utilizá-lo para uma aventura fora de estrada.

Portanto, a declaração correta na contratação do seguro evitará que o contratante tenha algum problema caso necessite de cobertura e, o uso dentro das normas de trânsito, fará com que sempre haja cobertura do seguro, havendo necessidade. Veículos financiados tem a cobertura do seguro cobrindo perda total para a financeira e, abatido o débito com a mesma, o restante é repassado para o Contratante do seguro. No caso de Leasing, a cobertura é para a proprietária do veículo, no caso, a financeira, pois o Leasing é uma modalidade de locação com opção de compra.

Verifique o valor da franquia que é o montante que o contratante deve arcar no caso de cobertura parcial, ou seja, quando não há perda total. Algumas seguradoras oferecem menos serviços extras mas, oferecem uma franquia menor. Em qualquer situação, contrate através de corretor de seguros e responda corretamente todas as indagações. Assim haverá tranquilidade na contratação. Retire também todas as dúvidas, pois muitas vezes o que é explicado no manual do segurado não está informando de forma clara. Procurar dirigir com atenção às leis de trânsito e evitar estacionar em locais ermos ajudará a não necessitar acionar o seu seguro. Qualquer questão não resolvida com a seguradora poderá ser questionada em Juízo.